Sunday, August 20, 2006

Os serviços secretos dos Gauleses

Quando leio os livros do Astérix, fico sempre fascinado pelas cores, embora haja umas coisas que me passam ao lado, como aqueles povos todos que é impossível que tenham existido. Todos sabemos que existiam os romanos e que foram eles quem fundou a Igreja Católica e levou Cristo ao estrelato. Como o nome diz: Igreja Católica Apostólica Romana! Existiam também os gauleses que, naquele tempo, eramm assim uma espécie de Partido do Bloco, aquele do senhor do aborto e das drogas leves e assim, que é Francisco e do irmão do outro que é de direita. O resto é, como diz o Diogo de Outorela e Saldanha, velho amigo da família, especulação. Tem tudo a ver com uma bolsa e assim. Eu pensava que o dinheiro vem das heranças e do patrimónoio dos avós, das heranças, portanto, mas ele disse-me: "Ouça lá, ó Manel, não seja ingénuo. É a bolsa, meu caro, é a especulação, está a ver?" Respondo sempre que sim mas, de verdade que nunca o vi usar bolsa. Bolsas usa o irmão dele, mas esse, todos sabemos que é um bocadinho feminino. Um dia, o nosso Frederico foi-lhe abrir a porta porque as criadas não foram suficientemente rápidas e, quando ele entrou, o Frederico gritou: "Ó pai, venha cá abaixo! É aquele paneleiro, irmão do Diogo!" Eu expliquei ao Tomás que o Frederico andava a contactar demasiado com os serviçais e ele compreendeu. Bem, a verdade é que lhe dei uma água de colónia daquelas que a Benedita não usa e ele até se lambeu todo! Ele não é paneleiro, eles tinham investimentos na metalurgia, mas ele não. Ele tem uma galeria de arte, daquelas com quadros aos borrões e assim. Enfim... Estava a falar dos gauleses. Os gauleses são o único povo que existia, para além dos romanos. Antes de Portugal, havia a România (e não Roménia, que é de onde vêm os mendigos e as criadas e assim, embora nós prefiramos as portuguesas, da província; é só dar um jeitinho no buço e ficam óptimas). Depois, acho que foi com D. Sebastião e assim, os Espanhóis, fugiram para a Espanha e nós escolhemos Portugal. Acho que era óptimo, porque havia nobres e assim. Logo depois de Cristo, o rei Afonso Henriques, que rea filho do outro, disse: "Agora não há mais romanos e pronto! Tudo fora daqui! E ficámos só nós, antes de tudo se encher de povo. A nossa língua vem até do romano e por se escrever em línguas que vêm do romano é que se escrevem romances e assim. Eu vou ouvindo o que a Benedita fala com as crianças e depois pergunto ao Sr. Cónego se é verdade. Normalmente ele explica-me melhor e eu fixo logo estas coisas da história de Portugal. Só que naqueles livros do Astérix só se fala do Obélix, do Astérix, do Panoramix e dos outros que cantam e vendem peixe e assim. A Benedita é que me abriu os olhos. Num dia em que eu andei o dia todo a falar disto porque foi quando consegui acabar o Astérix e os Normandos em apenas quinze dias (vejam como fiquei empolgado) ela disse-me a dada altura: " Eh pá, larga-me com a merda dos romanos e do Asterix e do Obelix, pá... Já chega! Olha, porque é que não lês qulquer coisa sobre o Clitórix, vais ver que ainda ganhamos os dois! Pode ser que o descubras, finalmente!!" Estava alterada... Nós, os homens modernos, temos que compreender que as mulheres, agora, têm hormonas e assim e que ficam piores das hormonas todos os meses. As hormonas da Benedita são tramadas! Então, eu pus-me a pensar e tive uma visão: os gauleses têm guerreiros que não estão à vista! São os agentes secretos. E o Clitórix deve ser o chefe, por isso é que eu não o vi. O Clitórix deve ser aquele que toda a gente sabe que existe mas custa a ver-se! A Benedita, que sabe História, não falha. E quando eu lhe disse: "Ó Benedita, você é brilhante e faz-me aprender tanto...Vai ver que vou encontrar o Clitórix!", ela respondeu-me "Olha Manel, já me cansei de te ensinar e nada! Percebes, nada! Nem Clitórix, nem Orgasmix! Nicles! Se não fosse o Funciono-a-Pilhastórix já o Clitórix estava morto!" E virou-me as costas... As coisas que ela sabe! Conhece-os todos, estes heróis gauleses, e as intrigas e o chefe..." Bem, com o tempo que passa a ler, também tem obrigação disso!

14 comments:

PGAV said...

Caro Manuel,

Espero que se encontre de boa saúde.

De facto a Mazda usou no RX7 uma tecnologia diferente da que estamos habituados. Penso, se não estou em erro, que se trata de um motor rotativo, ou melhor, o chamado motor Wankel!
Leve, muito potente, altamente rotativo e muito resistente.
Actualmente a Mazda ainda os fabrica, mas, agora aplica-os no Mazda RX8, embora com modificações na gestão electrónica do motor.

Quanto à miniatura, o Mazda RX7 "já cá mora" e o RX8 está debaixo de olho há já algum tempo, ainda não o comprei porque o quero em preto e ainda não o vi nessa cor!

Atanciosamente,

Pedro

PGAV said...

Caro Manuel,

Venho desta vez fazer-lhe um convite...

Abri um novo LINK no meu blog, acerca da era clássica automóvel.
Ainda não está recheado como eu gostaria, porque estes modelos são complicados de obter.
Mas, devagar a colecção irá crescendo.
Espero que goste.

Para ver o LINK basta clicar onde diz "Os meus carros Clássicos"

Atenciosamente,

Pedro

PGAV said...

Caro Manuel,

Agrada-me os seus comentários, são no minímo originais, e ser original é sempre bom.

Já agora, aproveitando a oportunidade do comentário, você tem falado de si e eu de mim nada. Pois bem, o meu nome é Pedro Albuquerque, tenho 27 anos e sou licenciado em História há cerca de 3 anos. Ainda não encontrei a estabilidade que procuro, devido aos tempos que correm, mas, ando a tentar... seja ou não na minha área...Não sou casado, e curiosamente também tenho gosto requintado e pesoalmente sou muito selectivo, embora me dê com todo o tipo de gente, pois não tolero más educações.

Sou muito humano, bem educado, aventureiro mas sempre com limites.

Bem, agora que já sabe um pouco mais de mim, deixo-lhe mais um convite para visitar o meu blog, pois tenho mais 3 novidades publicadas.

Cordialmente,

Pedro Albquerque

PGAV said...

Caro Manuel,

Espero que se encontre cheio de saúde.

Manuel, vim convida-lo uma vez mais a visitar o meu blog, pois tenho cerca de 7 ou 8 novidades.

Fico à espera de um comentário seu.

Atenciosamente,

Pedro

PGAV said...

Caro Manuel,

Espero que as suas férias tenham sido um sucesso!

Quero agradecer uma vez mais a sua visita ao meu blog, e dizer-lhe que tenho muitas mais novidades para publicar.

O problema é a falta de tempo, porém esta semana publicarei mais uma ou duas novidades.

Obrigado, espero mais dos seus comentários.

Atenciosamente,

Pedro Albuquerque

Nós_os_Três e a Carrapa said...

Caro Manuel, que como vejo gosta de ser tratado por isso.. é com muito furor que me delicio ao som das suas frases numa mecânica aditongada.. e força no Astérix porque a luta contra os romanos nunca deve morrer, a força deve prevalecer ardente e caprichosa dentro do coração dos valentes..

Por mais me despeço sem por demora lhe outorgar:
"je ne sui an american"

Claudia Sousa Dias said...

Oh, Manel Francamente!

ser derrotado por um Pilhastórix é dose.

Tenho pena de si!

Sugiro que contacte o general Júlio César e pergunte-lhe se pode enviar o centurião Caius Viagrus.

Boa sorte.

CSD

PGAV said...

Caro Manuel, estava a ver que nunca mais tinha um comenátio seu!

Espero que se encontre de boa saúde.

Quanto aos meus clássicos, eu não me esqueço deles mas, são de facto os mais dificeis de obter visto que são mais raros de ver à venda. Tenho 3 ou 4 encomendados, porém ainda não me deram noticias deles.

Entretanto, no meu site encontrará novidades e muitas. Encontram-se lá alguns modelos que já fizeram história, é uma questão de procurar ou "folhear" os últimos arquivos.

Remodelei à coisa de dias o blog.

Espero visitas e comentários seus. Quanto aos clássicos, espero poder publica-los dentro em breve.

Abraço.

Pedro

Anonymous said...

Excelência,
Venho agradecer ao senhor engenheiro e à sô dona Benedita a prezada visita que fizeram ao meu estabelecimento.
Lá estarei sempre ao dispor do senhor engenheiro.
Já dei instruções ao rapaz para levar um cesto de castanhas à sô dona Benedita.
Atentamente

PGAV said...

Caro Manuel deixei-lhe alguns comentários no seu titulo "Contra o Baixo Nível".

Pois estava entretido a ler umas coisas e em vez de escrever neste titulo escrevi no outro.

Meus, tem lá pelo menos 3 comentários...

Abraço,

Pedro

PGAV said...

Caro Manuel,

Quero noticiar-lhe que chegaram 3 das minhas encomendas dos carros clássicos.

Os outros ainda vão demorar mais uns dias.

Espero que goste, aguardo uma visita sua.

Pedro Albuquerque

D.A.C. said...

Acho este blog muito divertido. As pessoas que vivem por aqui não são tanto assim mas há muitas que... O meu pai e os irmãos não são muito diferentes assim, só que não são tão pouco inteligentes como o Manuel (desculpe). Acho que o Manuel é uma caricatura dessas pessoas. Eu próprio tenho muitas atitudes deste género e é verdade que estou habituado a coisas de nível.

Anonymous said...

Excelência:
Deixei um convite no meu blog que muito me honraria que fosse aceite pelo Sr. Engenheiro.
Ao dispor de Vossa Excelência

jguerra said...

Mas que texto delicioso. faz-me lembrar aquelas conversas que começam num assunto e vão andando perdendo-se nas coisas, nos vizinhos, na família, etc.
fenomenal.
Obrigado pela visita. aqui voltarei com certeza.