Saturday, July 29, 2006

A cultura nos jornais: alarmismos cósmicos

Caros amigos. Falei com a minha mulher e disse-lhe: ‘Ouça lá, tem de deixar de comprar o Expresso. Aquilo está a ficar péssimo, alarmista.’ Ela olhou para mim com cara de espanto e respondeu-me: ‘Deves estar maluco, não?’ Como me tratou por tu…pronto… é o período a chegar… é o costume… E porque é que me insurjo contra esse pasquim de suposta elevação cultural? Mais uma vez o suplemento "actual" com uma lista de livros a abrir. Só o que está na capa já arrepia: ‘Férias com livros’! O pior é o índice logo na capa: apanharam-me! Tento não ler mas não consigo evitar: ‘Schumann Génio Fragmentado (deve ser uma daquelas coisas das mil e uma noites, com génios e assim mas tipo puzzle… pode ser…); salto uma linha para não me assustar e: ‘Orkestrova abre jazz em Agosto’. O que quer que seja tem nome de criada russa: ‘Ó Orquestrova, traga um vermute ao Sr. Engenheiro, vá e não demore!’ É chique. Só é pena que esteja misturado com jazz. O jazz é bem. Fica sempre bem gostar de jazz e é uma música óptima. Temos imensos discos de jazz cá em casa, até mesmo de vinil que é mais fantástico ainda. O Gustavo Gomes diz-me sempre que é revivalista. Eu fico calado porque não sabia que ter um gira-discos dos antigos era ser revivalista. Logo nós que somos católicos, e com tanto que o Sr. Cónego Gramíneo cá vem e tudo. Enfim, adiante. Salto, à cavalo (um dia destes temos de falar de cavalos), a parte dos livros e do génio fragmentado, com umas ilustrações péssimas e só então vejo o horror. Todas as semanas revelam uma coisa assustadora. Na semana passada era o bibliófilo inveterado, agora é ‘O fim da galáxia’!! Bem foi o pânico. Agora que a vida nos estava a correr tão bem, com a herança da avó Mariana a poder ser movimentada, vai acabar a galáxia? Saí do wc a correr, devidamente arranjado, fui ter com a minha mulher e alertei-a. Foi rude mas chamou-me à razão:’És mesmo parvo, pá! Lê lá a seguir… Gutenberg… Galáxia Gutemberg… Marshall Mcluhan diz dalguma coisa?’ Não, mas fiquei mais tranquilo: nem tinha reparado que a galáxia que vai acabar se chama Gutenberg ou é em Gutenberg ou assim e a nossa é a Via Láctea. Aquilo do Marshall …uhan é hebraico, já sei. Como andou na faculdade de letras e lhe ensinaram línguas exóticas, cheira-me a hebraico e deve ser tipo ‘tem calma’ ou assim… Bom é bom que divulguem coisas de astronomia mas dos sustos não me livro. Se é assim a cultura, abaixo com ela. Bem, vou até ao guincho com a prancha. Combinei com o Gustavo e tem que ser, sempre bebemos um copo e molhamos a prancha e tal…

No comments: