Saturday, July 29, 2006

O amor é maravilhoso!

A minha Benedita ama-me. E com paixão. Lembrou-se do meu aniversário e ofereceu-me um presente: Quando vi o embrulho assustei-me e disse: "Querida, excedeu-se! Uma caixa de charutos daqueles do Conde de não sei quê, iguais aos que o Diogo Semedo fuma no Casino." Ela olhou para mim, acho que com algum enlevo mas também um pouco com aquele ar de mamã que repreende, e disse: "Estás cada vez mais estúpido, Manel! Os charutos chamam-se Monte Cristo e era o que faltava eu dar-te uma caixa dessa merda para me empestares a casa toda! É um livro. Se o perceberes, sempre é sinal que tens neurónios a funcionar!" Eu abri e... escolhido pela mão do Senhor, seguramente, nem vi bem com a comoção mas parece-me que era um Sermão, aquele que Santo António escreveu aos peixes. Aquele Santo António não era de Lisboa, nem de Pádua, era de Cascais! E logo eu que sou tão devoto... A minha Benedita estraga-me com mimos...
Só não percebo alguma fixação que estas pessoas santas e assim têm com o peixe e o pão e assim. Enfim, seja como for, aquilo das noivas de Santo António e não sei quê e dos manjericos é um aproveitamento do povo para levarem a imagem finíssima do Santo pelas vielas do tinto e da sardinha. Continuaremos a lutar! Um dia, Santo António de Cascais será canonizado pelo Dr. António Capucho e fazemo-lhe uma estátua maior que a da Praça de Alvalade, que até está ali a dar para o Júlio de Matos!
Aagradeci, dizendo: "Para si, Benedita, obrigado por me manifestar este amor tão despojado e mostrar que me conhece tão bem." Ao que ela respondeu: "Despojado? Podes crer!"

No comments: